18/05/2007

Enfim Henfil

Li, há algum tempo, uma entrevista com o Henfil na Caros Amigos. Essa figura era realmente espetacular! Dentre outras revelações generosas, ao ser questionado sobre seu "poder visionário", Henfil respondeu com uma imagem certeira: " A Síndrome de galinha".
Para se fazer entender ao entrevistador, Henfil contou um trecho de sua história: Desde pequeno, em razão do quadro hemofílico, precisou desenvolver uma percepção apurada sobre eventuais perigos que corria, a fim de não se machucar, o que poderia se traduzir em morte. Então, desenvolveu uma defesa que nomeou da maneira descrita acima, justificada da seguinte forma: se observarmos uma galinha, veremos que elas se movimentam de maneira quase previsível. No entanto, num dado momento, elas alteram a conduta, mostram-se agitadas, sem motivos aparentes. Parecem desordenadas, andam de um lado pro outro, juntam os pintinhos.... depois de algum tempo, é batata! Uma tempestade disponta ao longe ou uma raposa finalmente se deixa ver. Ninguém mais percebia o perigo iminente, só as galinhas.
Henfil transformou vivências de perigos iminentes numa visão de mundo eminente! O trocadilho, aqui, vale a passagem da sobrevivência para a vivência de situações inusitadas e criativas. Ainda foi gente o suficiente para não se deixar instaurar num modelo idealizado de conduta: todo mundo vê as pingas que tomo; ninguém vê os tombos que levo!
Grande Pessoa!